Notícias

Saiba aqui tudo o que se vai passando tanto a nível da Clínica dentária DentalUp, como a nível mundial no âmbito da saúde oral.

Sabe o que é uma doença periodontal?

Periodontal. Essa palavra difícil, que significa ao pé da letra ‘em torno do dente’, está relacionada à saúde bucal. Certamente já deve ter ouvido falar estes termos quando foi ao dentista ou mesmo na televisão.

As doenças de origem periodontais são um dos maiores fatores da perda dos dentes de adultos e até mesmo de crianças, onde não se têm o hábito da correta higienização do órgão oral. Por ser uma doença silenciosa e indolor, ela pode vir a causar alterações em toda uma sociedade de hábitos e maneiras incorretas.

 

Quando a extração é necessária

Gengivite é a mais comum e conhecida, afetando somente as gengivas e sendo quase que imperceptível no começo. Essa doença causa a inflamação e vermelhidão das gengivas, fazendo com que muitas vezes sangrem com facilidade.

A gengivite se desencadeia pelo uso inadequado da escova de dente e do fio dental, fazendo com que a placa bacteriana não seja removida por completo dos dentes e fazendo com que ela se desloque para a gengiva.

Se essa placa não for retirada dentro de 72 horas, ela se cristaliza formando o já conhecido tártaro, sendo então só possível a remoção, com um profissional da saúde dos dentes e da boca.

Mulheres grávidas, garotas na puberdade e alguns medicamentos também podem ser um fator de desencadeamento dessa doença.

Em estado inicial, o tratamento é simplesmente fazer a higiene bucal diariamente e procurar fazê-la da maneira correta, evitando o acúmulo de bactérias, em casos mais graves de formação de tártaro, procurar um dentista é a melhor e única saída.

Periodontite é um nível acima da gengivite. É a gengivite em sua forma mais grave.

Imagine ter gengivite e nunca procurar tratamentos e formas de parar este processo, pois bem, essa é a periodontite. A inflamação se encontra em um nível tão avançado que formam bolsas periodontais, afastando os dentes da própria gengiva.

Ela compromete todos os tecidos e fibras em volta dos dentes, fazendo com que a sustentação venha a ficar frágil, desencadeando por final na perda dos dentes.

O Tratamento é basicamente o mesmo da gengivite, porém, neste caso a consulta de um dentista para avaliar o caso é imprescindível para que não aconteça piores avanços do quadro.

Marque uma consulta

Contacte-nos

Newsletters

Contactos

Morada
Avenida da Liberdade, 48-1º Dtº, Figueiró
Marcações
+351 255 878 018
geral@dentalup.pt