As doenças de origem periodontais são um dos maiores fatores da perda dos dentes de adultos e até mesmo de crianças, onde não se têm o hábito da correta higienização do órgão oral. Por ser uma doença silenciosa e indolor, ela pode vir a causar alterações em toda uma sociedade de hábitos e maneiras incorretas.

Quando a extração é necessária
Gengivite é a mais comum e conhecida, afetando somente as gengivas e sendo quase que imperceptível no começo. Essa doença causa a inflamação e vermelhidão das gengivas, fazendo com que muitas vezes sangrem com facilidade.A gengivite se desencadeia pelo uso inadequado da escova de dente e do fio dental, fazendo com que a placa bacteriana não seja removida por completo dos dentes e fazendo com que ela se desloque para a gengiva.
Se essa placa não for retirada dentro de 72 horas, ela se cristaliza formando o já conhecido tártaro, sendo então só possível a remoção, com um profissional da saúde dos dentes e da boca.
Mulheres grávidas, garotas na puberdade e alguns medicamentos também podem ser um fator de desencadeamento dessa doença.
Em estado inicial, o tratamento é simplesmente fazer a higiene bucal diariamente e procurar fazê-la da maneira correta, evitando o acúmulo de bactérias, em casos mais graves de formação de tártaro, procurar um dentista é a melhor e única saída.
Periodontite é um nível acima da gengivite. É a gengivite em sua forma mais grave.
Imagine ter gengivite e nunca procurar tratamentos e formas de parar este processo, pois bem, essa é a periodontite. A inflamação se encontra em um nível tão avançado que formam bolsas periodontais, afastando os dentes da própria gengiva.
Ela compromete todos os tecidos e fibras em volta dos dentes, fazendo com que a sustentação venha a ficar frágil, desencadeando por final na perda dos dentes.
O Tratamento é basicamente o mesmo da gengivite, porém, neste caso a consulta de um dentista para avaliar o caso é imprescindível para que não aconteça piores avanços do quadro.