Notícias

Saiba aqui tudo o que se vai passando tanto a nível da Clínica dentária DentalUp, como a nível mundial no âmbito da saúde oral.

Prótese Removível - Sorria com vontade!

Apesar de ser antiga, datada do tempo dos Fenícios (séc. IV A.C.) historicamente registada como os percursores da prótese.

Foram encontradas várias peças (mandíbulas na maioria dos casos) que remontam o tempo dos Etruscos, dos Egípcios e dos Maias, onde se pode verificar uma necessidade de desenvolver tentativas para recolocar os próprios dentes interligados por si com um fio de ouro.

Com o passar do tempo, a evolução dos materiais, das técnicas e da vontade de querer mais e melhor, foi criada a necessidade de algo que se tornasse o mais discreta possível, repondo sempre a necessidade primordial, a mastigação, adicionando-lhe a estética e a fonética. Falo neste caso da prótese removível, vulgarmente referida como “ placa”, sendo esta a mais económica e a mais acessível à maioria da população.

Apesar de ainda existir muito “tabu” em relação ao seu uso, existe um aumento do número de jovens a recorrer a esta solução para repor as peças dentárias em falta.

Nunca é demais relembrar, que o sucesso de uma prótese depende tanto de quem a faz como de quem a usa. Não é fácil usar, mas a força de vontade tem que permanecer ao longo de todo o processo.

Numa fase inicial, é natural que surja a sensação de presença de um objeto estranho na boca, haja maior produção de saliva, a fala fique diferente, morda as bochechas, sinta dor e desconfortos nas zonas de apoio da prótese.

Ao colocar uma prótese, pode ser necessário pequenos ajustes ate chegar ao ponto onde não incomodará. Em equilíbrio com esta situação, tem que haver uma boa higiene oral e visitar regularmente o seu dentista, tanto para controlar a saúde oral

 

Marque uma consulta

Contacte-nos

Newsletters

Contactos

Morada
Avenida da Liberdade, 48-1º Dtº, Figueiró
Marcações
+351 255 878 018
geral@dentalup.pt