Notícias

Saiba aqui tudo o que se vai passando tanto a nível da Clínica dentária DentalUp, como a nível mundial no âmbito da saúde oral.

Porque extrair os dentes do siso?

Hoje em dia a cirurgia oral para extração dos dentes do siso é uma prática bastante comum. Numa grande parte das vezes, os dentes do siso não estão a provocar dor nem sintomas então o que leva a essa decisão?

Na maior parte das situações recomendamos esta prática unicamente por prevenção. Apesar de não estarem a doer ou a provocar infeções nesse instante não quer dizer que tudo esteja bem.

Os dentes podem estar impactados ou encravados nos dentes vizinhos, isto quer dizer que não vão ter condições para erupcionar corretamente. Por vezes a própria boca não tem o espaço necessário para a presença desses dentes ou os dentes estão a desenvolver-se num ângulo que vá provocar estragos no dente adjacente. Os dentistas sugerem a extração destes dentes para evitar problemas futuros se eles não erupcionam completamente ou se estão inclusos, pois com o avançar da idade os ossos tornam-se mais duros e as raízes mais desenvolvidas dificultando o procedimento e a rapidez de cicatrização.

As radiografias apicais ajudam a tomar estas decisões , visto que estes dentes estão, muitas vezes, associados à presença de dor, infeções repetidas nas gengivas  da zona posterior do ultimo dente molar, quistos e  lesão dos dentes adjacentes.  Outra situação recorrente é o desalinhamento dos dentes pela pressão exercida mesmo após tratamento ortodôntico.

Quando a extração é necessária

O paciente pode até não sentir nenhuma dor, mas se encontrar alguma dificuldade em alcançar o siso durante a escovação, a cirurgia de retirada do dente deve ser considerada.

Quando o paciente tem pericoronarite, uma inflamação que recobre todo o dente

Quando o siso nasce parcialmente e está inclinado sobre o dente da frente, fazendo pressão.

Quando o dente está incluso ou impactado dentro do osso, ou seja, não nasceu.

 

Marque uma consulta

Contacte-nos

Newsletters

Contactos

Morada
Avenida da Liberdade, 48-1º Dtº, Figueiró
Marcações
+351 255 878 018
geral@dentalup.pt