Notícias

Saiba aqui tudo o que se vai passando tanto a nível da Clínica dentária DentalUp, como a nível mundial no âmbito da saúde oral.

A importância do controlo de peso

Controlar o peso significa manter um peso saudável adequado ao seu corpo.O controlo do peso visa principalmente a melhoria da sua aparência.

E se é verdade que vigiar o peso pode ajudar­-nos a melhorar o nosso aspecto, é ainda mais importante para a nossa saúde e esperança de vida. Ter peso a mais aumenta o seu risco de desenvol­ver vários problemas de saúde.

Para manter um peso saudável, precisa de adoptar uma estratégia que funcione a longo prazo. Muitas dietas de emagrecimento prometem resultados rápidos, mas não controlam o peso a longo prazo. A razão está no “ponto estável” – o nível a que o nosso corpo defende o seu peso. Se consumir excesso de calorias (durante um curto período), o seu corpo vai utilizá-las gerando mais calor. Mas se utilizar mais calorias do que as que consome, o seu corpo vai tornar-se mais eficaz na transformação dessas calorias em energia, para impedir a perda de peso a curto prazo.

Isto significa que se está a tentar perder ou ganhar peso tem de estabelecer um compromisso sério durante um período de tempo longo, para treinar de novo o seu corpo e reajustar o seu ponto estável.

A importância de controlar o peso

Vigiar o seu peso tem uma importância crítica para a sua saúde. Quanto mais peso excessivo tiver, maior é o risco de desenvolver vários problemas de saúde e maior é a probabilidade de o seu peso excessivo encurtar a sua vida. Se tiver peso a mais e emagrecer, beneficiará amplamente a sua saúde e o seu bem-estar. Várias pesquisas indicam que perder apenas 10% de peso corporal excessivo reduz a tensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares como o AVC.

  • Perder peso reduz o colesterol no sangue e os níveis de triglicéridos, ambos associados ao aumento do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares.
  • As pessoas com excesso de peso têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver diabetes de tipo 2 do que as que mantêm um peso saudável. Perder peso reduz os níveis de glicose no sangue e diminui o risco de ocorrência de diabetes.
  • Perder peso não só reduzirá o seu risco de desenvolver osteoartrite, como diminuirá a pressão nas articulações que suportam o peso, como as ancas, os joelhos e a parte inferior da coluna, que se encontrem afectadas pela osteoartrite.
  • Se está a considerar submeter-se a uma cirurgia para substituir as articulações artríticas da anca ou do joelho, ser-Ihe-á recomendado que perca peso antes da operação e que o controle depois, para aumentar as hipóteses de um bom resultado.
  • A obesidade e o peso excessivo são grandes factores de risco no que respeita a alguns tipo de cancro, entre eles o cancro do útero, do pescoço, dos ovários, da mama, da vesícula biliar e do cólon, nas mulheres, e o cancro do cólon, do recto e da próstata, nos homens. A perda de peso é proporcional à redução do risco de desenvolver estas doenças.
  • A apneia do sono é um problema grave intimamente associado ao peso excessivo. A perda de peso melhora normalmente esta situação.
  • Para mais, o controlo do seu peso conduz ao aumento da auto-estima e da sensação de bem-estar, para além de melhorar a sua aparência.

Marque uma consulta

Contacte-nos

Newsletters

Contactos

Morada
Avenida da Liberdade, 48-1º Dtº, Figueiró
Marcações
+351 255 878 018
geral@dentalup.pt